quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SUPER BACTÉRIA (KCP)





Você sabe o que é essa tal de Super Bactéria kpc  que está atacando os brasileiros e acima de tudo causando mortes? Abaixo vão algumas informações para você se proteger.

A Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase  mais conhecida como super bactéria kpc é um mecanismo de resistência de bactérias a um grupo de antibióticos,inclusive os mais potentes contra infecções.Ou seja,uma pessoa que está infectada com algum tipo de bactéria,ao tomar antibióticos para combater a mesma, algumas acabam resistindo ao medicamento e  transmitem essa resistência às outras bactérias,criando assim uma super bactéria.

Uma das causas da proliferação da bactéria é a falta de uso dos matérias de higiene médico – hospitalar básico como luvas,máscaras e álcool. Ela também pode ser transmitida  por meio do contato direto  como toque ou pelo uso de objetos.
Ela atinge principalmente pessoas hospitalizadas com baixa imunidade como pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Sintomas da superbactéria (KPC)

Entre as mais comuns estão a Escherichia coli. Ela se manifesta com sintomas de uma infecção normal, febre, dores na bexiga (se for o caso de uma infecção urinária), tosse (se for uma infecção respiratória) e também se manisfesta como pneumonia.

Previna-se evitando ambientes hospitalares,mas se for necessário lave as mãos
e  utilize álcool em gel. Evite tocar nos objetos de hospitais,não use antibióticos que não sejam realmente necessários. Procure seu médico antes de comprar qualquer  remédio.

O Ministro da Saúde José Gomes Temporão  pede tranqüilidade à população em relação a super bactéria.

“ A população fique tranqüila porque essa é uma situação que acontece apenas em ambiente hospitalar e em pacientes debilitados.”

 Ainda segundo o Ministro,com a adoção de medidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária),a situação vai ficar sobre controle.
Entre as medidas de precaução da Anvisa,está a norma que determina a retenção da receita médica na compra de antibióticos. Isso serve para impedir o que hoje é um problema sério, que é a automedicação. Ela também anunciou a obrigatoriedade da instalação de dispensadores  de álcool em gel nos hospitais, clínicas públicas  e particulares.

 Maiores infomações sobre essa doença:

Disque Saúde : 0800 61 1997




Nenhum comentário:

Postar um comentário