INFLUENZA A (H1N1)
A INFLUENZA A é uma doença altamente contagiosa entre os seres humanos que leva a um quadro de infecção.Apesar de ainda não ser comprovado, acredita-se que ela é originada do porco.
Assim como qualquer outra gripe, pode matar. A letalidade média das gripes sazonais é de 0,5%, enquanto outras, mais virulentas, como a gripe aviária tem a letalidade de 50%. Contudo, ainda não há uma estatística precisa sobre a letalidade deste novo tipo de gripe. O motivo é que os óbitos, por enquanto, ocorreram apenas em outros países, principalmente no México e as estatísticas não são seguras o suficiente para se afirmar que outros casos, menos sintomáticos, também estejam sendo registrados no País, o que diminuiria o atual índice de 6% de letalidade, que ainda não é confiável.
Os sintomas dessa doença são: febre repentina alta ( maior que 38 graus centígrados),tosse,dores de cabeça , no corpo, nas articulações e dificuldade respiratória.Além disso o doente deve apresentar esses sintomas até 10 dias após ter saído de países que reportam esse tipo de doença.
Para o tratamento de infecção humana pelo vírus da Influenza A (H1N1), está indicado o uso do medicamento Oseltamivir, também conhecido como "Tamiflu", somente para os casos que se enquadrarem nas definições de caso suspeito, provável ou confirmado e que tenham idade igual ou superior a 1 ano.
A utilização do medicamento deve ser realizada em, no máximo, até 48 horas a partir da data de início dos sintomas.O controle do estoque é feito pelo próprio Ministério da Saúde, que enviará doses para os tratamentos de maneira paulatina para as Secretarias Estaduais de Saúde conforme demanda apresentada.
Contudo, o uso medicamentoso será tratado com extremo rigor, não apenas pela possibilidade de efeitos colaterais do uso indiscriminado do referido remédio, mas principalmente pela capacidade de adaptação do vírus, o que pode gerar resistência do vírus para com o medicamento, perdendo a sua eficácia.
E fiquem tranqüilo, porque o Ministério da Saúde conta com estoque estratégico suficiente para tratamento de casos de influenza A (H1N1). Para uso imediato, há 6.250 tratamentos adultos e 6.250 pediátricos, que estão sendo enviados aos estados de acordo com a necessidade. Além disso, o governo brasileiro possui, acondicionada em tonéis, matéria-prima para 9 milhões de tratamentos. O medicamento bruto está pronto para ser transformado em cápsulas. O inicio do processamento será indicado pelo Ministério da Saúde, conforme a necessidade.
Caso suspeite da gripe, procure a unidade de saúde mais próxima. Dependendo do quadro em que a pessoa estiver, será encaminhada a um hospital de referência.
Lembre – se que é seguro comer carne de porco e alimentos como presunto e bacon,pois comendo não existe transmissão da gripe,que inicialmente foi chamada de suína por ingestão desses alimentos. O vírus H1N1 não resiste ao cozimento em temperaturas superior a 70ºC como se recomenda na preparação de carnes.
Dúvidas sobre essa doença:
Disque Saúde : 0800 61 1997
Influenza A ( H1N1)
Dúvidas sobre essa doença:
Disque Saúde : 0800 61 1997
Influenza A ( H1N1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário