quarta-feira, 17 de novembro de 2010

       Mãos limpas ainda é o MELHOR remédio



Um simples ato ensinado na infância pode impedir milhares de doenças.
Lavar as mãos no momento certo,como ao pegar em dinheiro,usar o trem e ir ao banheiro eliminaria uma série de vírus e micróbios que habitam nossas mãos. Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), esses simples ato poderia eliminar mais de três milhões de bactérias.
Fazer com que  esse hábito se torne constante,é uma das preocupações da Organização Mundial de Saúde, que lançou a campanha: “Salve vidas: limpe suas mãos.”

Recomendações da Organização Mundial de Saúde:
O ritual deve durar de 15 a 20 segundos na lavagem das mãos em água corrente e com sabão.Não só a palma da mão deve ser limpa,mas também o dorso,entre os dedos,por debaixo da unha e também os punhos. Os anéis e acessórios devem ser retirados.

Deve-se lavar as mãos quando:
Ao chegar em casa;
Antes das refeições;
Após assoar o nariz;
Após manusear o dinheiro;
Antes e após usar o banheiro;
Antes e após as relações sexuais;
Antes de preparar os alimentos;
Depois da limpeza da casa;

Abaixo vão algumas dicas da Enfermeira  Vera Lima do Hospital Pasteur.

“Ao entrar em um hospital  sendo visitante  ou acompanhante,lave as mãos com água e sabão neutro e em seguida passe o gel anti-séptico.Caso toque no paciente,repita imediatamente o procedimento. Evite tocar em equipamentos hospitalares. Essas recomendações vão além do hospital. Seja em qualquer lugar público,nunca use suas mãos para tocar em maçaneta de banheiro,corrimão,entre outros. Lembre-se, se você tocar em alguns desses objetos, jamais leve suas mãos aos olhos ou a boca. Esses pequenos detalhes podem salvar vidas.”
De acordo com a Doutora Diana Cocarelli do Centro Médico Presidente Kennedy, esses pequenos gestos poderiam evitar  certas doenças como a INFLUENZA A e a SUPER BACTÉRIA kpc.
INFLUENZA A (H1N1)




A INFLUENZA A é uma doença altamente contagiosa entre os seres humanos que leva a um quadro de infecção.Apesar de ainda não ser comprovado, acredita-se que ela é originada do porco.
Assim como qualquer outra gripe, pode matar. A letalidade média das gripes sazonais é de 0,5%, enquanto outras, mais virulentas, como a gripe aviária tem a letalidade de 50%. Contudo, ainda não há uma estatística precisa sobre a letalidade deste novo tipo de gripe. O motivo é que os óbitos, por enquanto, ocorreram apenas em outros países, principalmente no México e as estatísticas não são seguras o suficiente para se afirmar que outros casos, menos sintomáticos, também estejam sendo registrados no País, o que diminuiria o atual índice de 6% de letalidade, que ainda não é confiável.

Os sintomas dessa doença são: febre repentina  alta ( maior que  38 graus centígrados),tosse,dores de cabeça , no corpo, nas articulações e dificuldade respiratória.Além disso o doente deve apresentar esses sintomas até 10 dias após ter saído de países que reportam esse tipo de doença.
Para o tratamento de infecção humana pelo vírus da Influenza A (H1N1), está indicado o uso do medicamento Oseltamivir, também conhecido como "Tamiflu",  somente para os casos que se enquadrarem nas definições de caso suspeito, provável ou confirmado e que tenham idade igual ou superior a 1 ano.
A utilização do medicamento deve ser realizada em, no máximo, até 48 horas a partir da data de início dos sintomas.O controle do estoque é feito pelo próprio Ministério da Saúde, que enviará doses para os tratamentos de maneira paulatina para as Secretarias Estaduais de Saúde conforme demanda apresentada.
Contudo, o uso medicamentoso será tratado com extremo rigor, não apenas pela possibilidade de efeitos colaterais do uso indiscriminado do referido remédio, mas principalmente pela capacidade de adaptação do vírus, o que pode gerar resistência do vírus para com o medicamento, perdendo a sua eficácia.

E fiquem tranqüilo, porque o Ministério da Saúde conta com estoque estratégico suficiente para tratamento de casos de influenza A (H1N1). Para uso imediato, há 6.250 tratamentos adultos e 6.250 pediátricos, que estão sendo enviados aos estados de acordo com a necessidade. Além disso, o governo brasileiro possui, acondicionada em tonéis, matéria-prima para 9 milhões de tratamentos.  O medicamento bruto está pronto para ser transformado em cápsulas.  O inicio do processamento será indicado pelo Ministério da Saúde, conforme a necessidade.

Caso suspeite da gripe, procure a unidade de saúde mais próxima. Dependendo do quadro em que a pessoa estiver, será encaminhada a um hospital de referência.
Lembre – se que é seguro comer carne de porco e alimentos como presunto e bacon,pois comendo não existe transmissão da gripe,que inicialmente foi chamada de suína por ingestão desses alimentos. O vírus H1N1  não resiste  ao cozimento em temperaturas superior a 70ºC como se recomenda na preparação de carnes.

Dúvidas sobre essa doença:

Disque Saúde : 0800 61 1997
Influenza A ( H1N1)


SUPER BACTÉRIA (KCP)





Você sabe o que é essa tal de Super Bactéria kpc  que está atacando os brasileiros e acima de tudo causando mortes? Abaixo vão algumas informações para você se proteger.

A Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase  mais conhecida como super bactéria kpc é um mecanismo de resistência de bactérias a um grupo de antibióticos,inclusive os mais potentes contra infecções.Ou seja,uma pessoa que está infectada com algum tipo de bactéria,ao tomar antibióticos para combater a mesma, algumas acabam resistindo ao medicamento e  transmitem essa resistência às outras bactérias,criando assim uma super bactéria.

Uma das causas da proliferação da bactéria é a falta de uso dos matérias de higiene médico – hospitalar básico como luvas,máscaras e álcool. Ela também pode ser transmitida  por meio do contato direto  como toque ou pelo uso de objetos.
Ela atinge principalmente pessoas hospitalizadas com baixa imunidade como pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Sintomas da superbactéria (KPC)

Entre as mais comuns estão a Escherichia coli. Ela se manifesta com sintomas de uma infecção normal, febre, dores na bexiga (se for o caso de uma infecção urinária), tosse (se for uma infecção respiratória) e também se manisfesta como pneumonia.

Previna-se evitando ambientes hospitalares,mas se for necessário lave as mãos
e  utilize álcool em gel. Evite tocar nos objetos de hospitais,não use antibióticos que não sejam realmente necessários. Procure seu médico antes de comprar qualquer  remédio.

O Ministro da Saúde José Gomes Temporão  pede tranqüilidade à população em relação a super bactéria.

“ A população fique tranqüila porque essa é uma situação que acontece apenas em ambiente hospitalar e em pacientes debilitados.”

 Ainda segundo o Ministro,com a adoção de medidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária),a situação vai ficar sobre controle.
Entre as medidas de precaução da Anvisa,está a norma que determina a retenção da receita médica na compra de antibióticos. Isso serve para impedir o que hoje é um problema sério, que é a automedicação. Ela também anunciou a obrigatoriedade da instalação de dispensadores  de álcool em gel nos hospitais, clínicas públicas  e particulares.

 Maiores infomações sobre essa doença:

Disque Saúde : 0800 61 1997